Projetos


Arquitetura para Integração de Conhecimento e Serviços de Ambientes de Manufatura em Nuvem baseado no Paradigma Multiagente

Os requisitos modernos de sistemas de produção, como flexibilidade da produção, atendimento de prazos de entrega cada vez menores, eficiência, escala global, entre outros, impõem demandas que vão além dos limites físicos de um único empreendimento manufatureiro. Novas tecnologias baseadas na concepção de sistemas de computação em nuvem permitem a formação de redes de companhias manufatureiras, expandindo as possibilidades de produção em um mercado de dimensão global. No entanto, integrar os diversos elementos, serviços, processos e conhecimento a disposição para a manufatura torna-se um problema complexo, demandando estratégias eficientes e de rápida implementação, de modo a ainda assim atender os requisitos já existentes aos sistemas de produção. Nesse sentido, este projeto visa propor um arcabouço para identificação, disponibilização e indexação de conhecimento, processos e serviços de manufatura em um ambiente em nuvem além de mecanismos que permitam a devida integração destes em sistemas de Empreendimento Virtual, que se beneficiam dos componentes a disposição na rede. Esta abordagem baseia-se em uma concepção de sistema sob o paradigma multiagente, o que garante mecanismos mais intuitivos e eficientes de integração, bem como a concepção de sistemas com alto grau de flexibilidade e com alta adaptabilidade às demandas do mercado.

Ferramenta Computacional para a Especificação de Conhecimento em Sistemas Multiagentes Cognitivos

Apesar de ser uma área de pesquisa consolidada e em amplo desenvolvimentono meio acadêmico, a tecnologia de agentes e a sua inserção em ambientes computacionaisdistribuídos, os Sistemas Multiagentes, ainda não apresentam a maturidadenecessária para a sua utilização e disseminação no meio industrial. A literatura listauma série de motivos para esta situação e entre eles está a falta de metodologias e ferramentasque auxiliem desde a etapa de análise de requisitos, passando pelo projeto,desenvolvimento e implementação de sistemas baseados neste tipo de abordagem.Nesse sentido, este projeto tem o objetivo de construir uma ferramenta computacional para a construção de bases de conhecimento dos agentes que compõem umsistema multiagente, considerando uma abordagem de desenvolvimento estabelecidano nível de conhecimento de um problema. Deste modo, é possível a definiçãodas metas globais do sistema multiagente e a devida instanciação automáticadestas em metas individuais dentro dos agentes, e a correspondente transformaçãodestas em ações no ambiente. Toda a especificação de conhecimento dar-se-á pormeio de Redes de Petri, de modo a utilizar as ferramentas de análise para esteformalismo instanciadas à análise do conhecimento codificado. A saída desta ferramentaserá uma base de conhecimento especificada segundo qualquer formalismode representação de conhecimento, seja em arquivos texto ou em base de dados SQL.

Status: Em andamento

Palavras-chave: Sistemas multiagentes, redes de Petri, engenharia de conhecimento

SACI - Sistema Avançado de Supervisão, Inspeção e Diagnóstico de Sistemas Elétricos

O objetivo do SACI é o desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento, diagnóstico e prognóstico da vida útil para equipamentos do sistema elétrico de potência, mais precisamente condutores dedicados a geração, transmissão e distribuição de energia, baseado em redes de sensores móveis. A plataforma será constituída por uma série de módulos que contemplam os diferentes aspectos das atividades de inspeção, diagnóstico e previsão de falhas: monitoramento, visualização e mobilidade.

Status: Em andamento

Palavras-chave: Robótica, sistemas multi-robôs, redes de sensores

FURGBOL

Desenvolvimento de uma arquitetura para multi-robôs autônomos em ambientes dinâmicos. Tal arquitetura deverá prever cooperação entre os agentes, podendo estar implementada em diferentes plataformas (embarcada nos robôs, centralizada, etc). A proposta será validada de times de robôs para jogar futebol em ambiente real e simulado.

Status: Em andamento

Palavra-chave: Robótica, sistemas inteligentes, sistemas multiagente, aprendizado de máquina

Ações para a Viabilização do Conceito de Atividades de Integração Curricular como Componente Didático no C3

O novo currículo da Engenharia de Computação, em prática desde 2009, prevê um componente didático, ora denominado Atividades de Integração Curricular (AIC), que visa estabelecer um espaço para que os alunos possam trabalhar a construção dos conhecimentos abordados na série, e mesmo no transcorrer do curso, de forma integrada. Este componente impõe uma série de mudanças de atitude: do ponto de vista do professor, que deve trabalhar juntamente com os demais professores da série, e mesmo do curso, de modo a estabelecer problematizações que orientem o alunono sentido da integração; e também por parte do aluno, que deve abondanar a visão em que o professor centraliza o conhecimento que deve ser adquirido e que todo o contexto necessário para o aprendizado está concentrado na sala de aula. Neste projeto, propõe-se algumas ações com o objetivo de agregar as AIC's elementos que favoreçam seu caráter interdisciplinar, aproximando o aluno de problematizações que estão além daquelas que podem ser contextualizadas dentro de suas séries, mas com um espaço de busca que o permitirá se apropriar de conhecimentos que só se demandam a partir de problemas que existem nas interfaces entre os conhecimentos trabalhados em sala de aula. A efetivação destes objetivos passa pela inclusão de agentes no processo que conheçam esta realidade, porém em um espaço intermediário entre as realidades do professor e do aluno.


2010 - 2017 -- Desenvolvido pelo Centro de Ciências Computacionais - C3